domingo, 7 de abril de 2013

Ataques X Investimentos


Li uma material que saiu no TI Inside Online que não poderia deixar de comentá-la. O artigo tem como título “Mais de 70% das empresas brasileiras foram afetadas nos últimos meses”.
 
Veja bem 70%!!!!!

Para ser mais exato, 73% das empresas brasileiras sofreram ataques que afetaram suas operações. Desses ataques, 58% foram malwares (ver tabela abaixo).

Pesquisa feita pela ESET, uma companhia de soluções de software de segurança contra ameaças digitais. 

Somente 27% das empresas entrevistadas, reportaram que não sofreram nenhum tipo de ataque nos últimos meses, ou ainda não sabem disso. 

Olhando para esses números, não posso deixar de fazer os seguntes questionamentos: 

- Após sofrerem algum tipo de ataque, será que essas empresas tomaram alguma ação para melhorar a segurança de seus dados e de sua infraestrutura? 

- Os softwares antivírus, antispyware etc.. são o suficiente para garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações dentro da empresa? 

- Com relação aos usuários, foi feito algum programa de conscientização sobre a segurança dos dados da empresa? 

Apesar de todo dia lermos todos os dias que os ataques a aplicações web estão cada vez mais engenhosos e profissionais, segundo a mesma pesquisa feita pela ESET, 22% das organizações irão diminuir o investimento em segurança da informação.  

Por outro lado, 78% das empresas entrevistadas pretendem manter ou aumentar os investimentos em segurança de seus dados. 

Tipos de ataques sofridos por empresas com até 200 funcionários:

 

Malwares
58%
Pishing
29%
Vulnerabilidades
22%
DDoS
15%
Acesso Indevido
11%
Não sofreram ataques
27%

 
Um grande abraço a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário