domingo, 31 de março de 2013

Mercado de segurança da informação – Parte 2


Percebi que muitas pessoas se interessam quando falamos sobre mercado de trabalho, seja em qualquer área e com os profissionais de informática a premissa é verdadeira.

Volto a falar sobre mercado de trabalho (mais especificamente segurança da informação), pois após escrever sobre tal, coincidentemente saiu publicado no site da Módulo (www.modulo.com.br) um artigo falando sobre a demanda de profissionais da área nos próximos anos.

A boa notícia é que a demanda vai aumentar. As empresas estão muito preocupadas com a segurança de seus dados e de sua infra-estrutura de TI, e os profissionais formados no Brasil não preencherão todas as vagas que o mercado abrirá.

Aliás, no Brasil e no mundo.

Uma pesquisa feita pela Fundação ISC2 constatou que essa escassez de profissionais qualificados está gerando um impacto enorme quando se fala da capacidade das empresas se defenderem de ataques cibernéticos, isso a nível mundial.

Consequentemente, os salários pagos para esses profissionais estão maiores, e a tendência é aumentar mais ainda nos próximos anos, pois a demanda por profissionais qualificados tende a aumentar e segundo a empresa americana Burning Glass Technologies, os salários para profissionais de segurança da informação estão 3,5 maiores comparando com outros segmentos de TI.

Salários maiores que a média de outras profissões, oportunidades de mercado em abundância, porém esses privilégios estão reservados somente para profissionais qualificados (certificados).

Uma das certificações mais desejadas pelos recrutadores é a CISSP (Certified Information System Security Professional), pois a maioria das vagas pede essa certificação.

Podemos chegar à conclusão que se a demanda por profissionais é mundial, então além das certificações técnicas é necessário também o dominio de uma segunda língua, seja inglês ou espanhol.

Para concluir, creio que um profissional com as certificações pedidas no mercado e com fluência em uma segunda língua, terá um futuro muito promissor na área de segurança da informação.

As oportunidades aparecerão, resta saber se estaremos preparados para agarrá-las.

Grande abraço a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário