terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

OOOPSSS – THEY DID AGAIN!!!




Mais uma do Anonymous. 

Dessa vez a (s) vítimas foram 4 mil executivos de bancos americanos, que tiveram seus dados expostos no Twitter.

É impressionante como esse tipo de noticia está se tornando comum nos sites especializados em segurança.
Acompanho esse tipo de noticia através do site da Módulo Security (www.módulo.com.br), empresa especializada em soluções para segurança da informação, e pude constatar que esse tipo de incidente vem crescendo assustadoramente a cada dia.

“Ah, temos que tomar cuidado com esses hackers”, você diz ou ainda (o que acho absurdo), “A segurança da minha empresa é infalível, ninguém consegue invadir sua rede”. Na semana seguinte, o servidor de bando de dados foi hackeado sem muitas dificuldades. E o pior, o administrador da rede não sabe nem como nem quando isso aconteceu.

Fico me perguntando: Será que se os profissionais da área de segurança e TI fizessem a sua parte, esses ataques seriam tão comuns?  Veja, não estou dizendo que iriam acabar, mas será que não diminuiriam consideravelmente?
Você saberia me dizer qual a versão do firmware instalado nos roteadores de sua empresa? E suas respectivas senhas?
Qual a senha do usuário administrador do seu banco de dados? Admin? 1234?
Você acha isso absurdo?
Saiba que há pouco tempo atrás, foi descoberto que a senha do administrador de um dos servidores,  de uma repartição pública na França era 1234.

Com alguns cuidados simples, podemos evitar muita dor de cabeça, no sentido de invasão, perda de dados, exposição de dados pessoais entre outros.

Nas próximas postagens, colocarei alguns pontos que acho importante todo administrador ter em mente, e (o mais importante) colocar em prática.

Dicas de filmes: A Caçada ao Outubro Vermelho  (1990)– ótimo filme com Sean Connery (e parece que estamos vivendo situação semelhante,  agora na internet)

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário